Suplementos

Vitaminas e minerais: a importância da suplementação para uma vida longa e saudável

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Deste modo, percebemos que o conceito de ser saudável vai muito além de qualquer falta de sintoma que uma pessoa possa apresentar.

Existem muitos fatores que influenciam na promoção e manutenção da saúde plena, como, por exemplo, a alimentação e o estilo de vida. Mas, é certo também que o quanto antes uma pessoa começar a cuidar da sua saúde, maiores são as chances de se ter uma vida longa e saudável.

De acordo com doutor Augusto Ferreira, de modo geral as pessoas estão vivendo mais, porém passam uma boa parte da vida convivendo com doenças. “O caminho para prevenir e curar as doenças é a farmácia natural e a mudança do estilo de vida das pessoas. A nutrigenética, que é a interação entre hábitos alimentares e o perfil genético de cada indivíduo, é a chave para o entendimento do corpo humano e o futuro da medicina”.

O mundo moderno tem trazido uma série de problemas que antigamente não existiam na área da saúde. A vida agitada, o estresse, a ansiedade e a ingestão de alimentos industrializados, que são pobres em nutrientes, causam o desequilíbrio do organismo.

Para alcançar uma vida saudável, além da modulação hormonal com o gerenciamento de estresse, a prática regular de exercícios físicos, e uma alimentação balanceada, também se faz necessária a suplementação alimentar.

Estudos recentes indicam que nos últimos 30 anos houve uma redução de cerca de 50% na concentração de nutrientes das frutas e vegetais. Deste modo, nosso organismo não consegue absorver todas as vitaminas e minerais que precisa somente com os alimentos.

“As vitaminas e minerais são a matéria prima necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. O estilo de vida do homem moderno dificulta a ingestão diária desses nutrientes nas quantidades recomendadas. Quando feita de forma adequada, a suplementação ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a prevenir doenças, estimulando o sistema imunológico, além de melhorar o sistema digestivo e a absorção dos nutrientes”, explica o médico.

Ele alerta ainda que o uso indevido de complexos vitamínicos pode ser prejudicial à saúde. É necessário um acompanhamento médico para identificar exatamente quais são as necessidades nutricionais de cada pessoa. “Em nossa clínica, fazemos uma anamnese detalhada, além de exames que determinam as deficiências nutricionais e padrões metabólicos de cada individuo, dessa forma orientamos a suplementação de modo preciso e na dosagem correta”, conclui Dr. Augusto.

Baixe agora o nosso e-book Receitas Low Carb
Clique aqui e agende sua consulta