20 de outubro: Dia mundial do combate à osteoporose

Saúde x Emagrecimento
15 de abril de 2016

Aproximadamente uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens acima de 50 anos sofrerão uma fratura em decorrência da osteoporose em suas vidas. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), a osteoporose afeta mais de dez milhões de pessoas no Brasil e 200 milhões em todo o mundo. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, o Dia Mundial de Combate à Osteoporose é celebrado no dia 20 de outubro.

Segundo o especialista em medicina integrativa e laser terapia, doutor Augusto Ferreira, a osteoporose é um problema silencioso e assintomático, mas que pode causar fraturas que deixam as pessoas incapacitadas e compromete a qualidade de vida.

"Essa doença provoca a perda gradual da massa e da densidade óssea. Com os ossos enfraquecidos, as vítimas de osteoporose podem sofrer fraturas graves, principalmente de costelas, quadris, punhos e espinha dorsal. De cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose e que podem levar inclusive à morte. Somente em 2015, estão previstas 66 mil ocorrências do tipo em todo Brasil", alerta o médico.

Entre os fatores de risco estão: predisposição genética; baixa ingestão de cálcio; período pós-menopausa nas mulheres; idade; uso prolongado de corticoides; sedentarismo; tabagismo e alcoolismo.

 

Prevenção e tratamento

Para o especialista, o importante é que as pessoas percebam que a osteoporose não é uma doença natural do envelhecimento e que pode ser tratada e principalmente prevenida.

"A prevenção da osteoporose requer ações contínuas e um estilo de vida saudável, tais como: alimentação balanceada e variada para garantir o aporte de todos os nutrientes necessários; suplementação alimentar, modulação hormonal, exercícios físicos regulares e diferentes para estimular a produção de massa óssea e muscular, principalmente na infância e na adolescência; e banhos de sol diários de dez minutos sem protetor solar, mas também sem exposição exagerada para não prejudicara pele", conclui Dr. Augusto.

Baixe agora o nosso e-book Receitas Low Carb
Clique aqui e agende sua consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.